Cerca de dois mil carros produzidos na Argentina estão parados nas aduanas do Brasil. A barreira às importações é uma retaliação à medida semelhante imposta pelo país vizinho, que prejudica produtos brasileiros. Desde o início da semana, o governo passou a exigir licença prévia para importação de veículos.
O prazo para autorizar a entrada no Brasil aumentou para 60 dias. Alguns motoristas aguardam desde segunda-feira (9) a liberação das cargas. Um total de 300 veículos aguardando licença para entrar em solo brasileiro.
A Receita Federal alega que não modificou nenhum procedimento. Aalgumas mercadorias que antes passavam com licença automática, agora, precisam de licença não automática, que deve ser prévia ao embarque.
O site do jornal El Clarin publicou trechos de uma carta enviada ao governo brasileiro, afirmando que a decisão prejudica o comércio bilateral e que as barreiras argentinas não causam impacto negativo nas exportações do Brasil. A medida, no entanto, não vale só para a Argentindo, mas para todos os países. Cerca de 20% do mercado brasileiro é abastecido com veículos importados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário