Rádio Momento FM

Rádio Momento FM
Alegria e emoção o tempo todo; 24 h ao vivo com você !!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cinzas de vulcão chileno podem atingir novamente o RS.


Puyehue continua em atividade e voltou a causar transtornos no tráfego aéreo.

Caso a emissão de cinzas do vulcão chileno Puyehue continue nesta sexta-feira e sábado, é possível que uma nova nuvem seja transportada ao Estado. A informação é da meteorologista Estael Sias. Segundo ela, nestes dias há previsão de ventos de sudoeste em altos níveis, da região do vulcão em direção ao RS e todo o Conesul. Se as condições permanecerem as mesmas, as cinzas podem ameaçar viagens programadas na volta do feriado e durante o final de semana.

— No domingo, os modelos indicam que os ventos sopram mais de oeste para leste, com potencial de carregar as cinzas diretamente para o Oceano Atlântico — completa a meteorologista.

Segundo ela, o tempo seco previsto a partir de sexta-feira no Estado tende a fazer com que a possível nuvem de cinzas se estabeleça na atmosfera, com possibilidade de causar problemas de visibilidade.

— Se tivéssemos chuva, mesmo que as cinzas chegassem aqui as partículas seriam trazidas para a superfície. Mas, com tempo seco, não há nada que limpe a atmosfera.

Apesar da previsão, por enquanto, pelo menos, a situação está sendo monitorada à distância. Um gráfico desenvolvido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) para acompanhamento da propagação da cinza vulcânica mostra que a parte mais densa da nuvem (em amarelo) ainda está bastante concentrada na região do vulcão e em uma pequena parte da Argentina no começo da noite de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário