Uma portaria do Ministério da Saúde divulgada ontem autorizou que adolescentes entre 16 e 17 anos possam doar sangue, desde que tenham uma autorização dos pais.

Pelas regras anteriores, a doação só era possível para quem tinha mais de 18 anos. Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente. A taxa está dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas, de acordo com a pasta, ainda precisa melhorar.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e comparecer a um hemocentro com documentação válida em território nacional. O ministério orienta que o doador não esteja em jejum, tenha dormido pelo menos seis horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
É necessário, também, evitar o cigarro por pelo menos duas horas e o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Não podem doar pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas e usuários de drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário