Rádio Momento FM

Rádio Momento FM
Alegria e emoção o tempo todo; 24 h ao vivo com você !!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mutirão para evitar a poliomielite em SC.


A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite começou em Santa Catarina na última segunda-feira. A meta do Ministério da Saúde é de que sejam vacinados, no mínimo, 95% das 411.967 crianças catarinenses de zero até quatro anos, 11 meses e 29 dias de todo o Estado.

Em Florianópolis, 23 mil crianças devem receber as duas gotinhas que combatem a paralisia infantil. Só no centro de saúde do Centro e no posto móvel montado no Terminal de Integração Central (Ticen) foram cerca de 240 crianças vacinadas no primeiro dia da campanha.

A enfermeira do centro de saúde do Centro, Isaura Corrêa, explica que a vacina não causa reações, e mesmo as crianças da faixa etária indicada que já tomaram a vacina devem comparecer aos postos de saúde de cada município.

A paralisia infantil não é registrada, no Brasil, desde 1990. Em Santa Catarina, o último caso registrado ocorreu em 1989. Mas, para o diretor estadual de Vigilância Epidemiológica, Luís Antônio Silva, o vírus ainda requer atenção, já que a doença não está totalmente erradicada e ainda circula em países como Índia e Nigéria.

Segundo ele, SC entra para a 32a campanha com um bom desempenho. No ano passado, 98% das crianças compareceram às duas fases da vacinação. Este ano, cerca de 3,5 mil profissionais da saúde devem estar envolvidos na ação catarinense, trabalhando em unidades de saúde e fazendo campanhas em escolas e creches. Em Florianópolis, são 130 pontos de vacinação, entre centros de saúde e unidades móveis. Os funcionários do trailer localizado em frente ao Ticen, por exemplo, literalmente, correm atrás do público-alvo da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário