Rádio Momento FM

Rádio Momento FM
Alegria e emoção o tempo todo; 24 h ao vivo com você !!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto de lei prevê que obesos tenham atendimento prioritário.

Para melhorar a acessibilidade aos serviços públicos para pessoas com obesidade mórbida, a Comissão de Direitos Humanos do Senado deve votar em agosto o projeto de lei que lhes dá atendimento prioritário em filas e reserva de assentos especiais, como já acontece com idosos e grávidas. Se aprovada, a proposta precisará passar pela Câmara dos Deputados para virar lei.
A proposta foi encaminhada pela então senadora Serys Slhessarenko, em 2009. A autora argumentou, em sua justificativa, que a obesidade mórbida, além de ser um dos mais relevantes problemas de saúde da atualidade, impõe penosas limitações às pessoas que convivem com o problema.

A senadora tomou a iniciativa ao constatar que o número de gordinhos é alto no Brasil, como mostra o estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Telefone (Vigitel) , do Ministério da Saúde. O relatório aponta que em 2009, mais de 48% da população das capitais brasileiras estavam acima do peso e 15% estavam obesas. Em Florianópolis, o índice é de 46% e 14% respectivamente. A análise não diferencia a obesidade mórbida, que é o tipo mais severo da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário