Rádio Momento FM

Rádio Momento FM
Alegria e emoção o tempo todo; 24 h ao vivo com você !!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Trabalhadores de frigoríficos devem parar produção nacional.

Cerca de meio milhão de trabalhadores do setor frigorífico devem paralisar a produção em todo país, se as reivindicações da categoria não forem atendidas até o dia 23 de setembro. A greve atingirá principalmente os estados de maior produção como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, refletindo no abastecimento de produtos dentro e fora do país.
A decisão de por fim às más condições de trabalho foi tomada durante assembleia geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA), realizada nesta quinta-feira (11), em Campo Grande (MS). A proposta, elaborada por mais de 60 entidades sindicais, reivindica a aprovação do piso salarial de R$ 1 mil e a adoção de uma Norma Regulamentadora, que prevê alternativas de segurança e saúde para a categoria.
A pauta será encaminhada agora para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para tentar abrir as negociações. Caso não se obtenha consenso, os dirigentes sindicais iniciarão uma mobilização nacional, que poderá culminar em greve geral do setor até a realização do Congresso Nacional da categoria, em 23 de setembro.
Além de dar maior visibilidade às necessidades dos trabalhadores de frigoríficos, o presidente da CNTA, Artur Bueno, acredita que com a aprovação da resolução discutida em assembléia, os frigoríficos também poderão ser beneficiados com a redução da rotatividade de mão de obra e com o aumento da qualidade dos produtos, a partir de condições mais dignas de trabalho.
A remuneração dos trabalhadores do setor frigorífico é em média R$ 1.058,43, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), levantados pelo Dieese, em parceria com a CNTA em 2010. No entanto, 28% dos trabalhadores recebe entre 1 e 1,5 salário, enquanto 61% recebe até 2 salários, de acordo com a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário